Saiba quais são os riscos de dirigir com um pneu careca

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Eventualmente motoristas circulam com pneus em más condições que resultam em problemas. Às vezes, por falta de conhecimento, alguns condutores desvalorizam os riscos do pneu careca, como é chamado popularmente, que nada mais é que um pneu desgastado.

Conduzir com os pneus carecas, além da probabilidade de levar multas, pode colocar a sua segurança e a dos passageiros em risco. Apesar de ser um problema muito recorrente entre os condutores, é preciso agir preventivamente.

Além de o pneu careca esvaziar mais rápido, o que aumenta o gasto de combustível, é essencial adotar cuidados corriqueiros para resguardar sua utilização e aumentar sua durabilidade. Entre os pontos de atenção com a manutenção dos pneus, destacamos a calibragem, o rodízio, o alinhamento e o balanceamento.

Continue lendo o artigo para entender melhor os riscos de um pneu careca, as formas de identificar essa condição e dicas para evitar esse problema!

Quais os riscos de dirigir com o pneu careca?

Assim como qualquer peça do veículo, o pneu também tem vida útil que deve ser acompanhada para evitar o comprometimento da direção e da estabilidade do automóvel. Por tanto, é essencial fazer a troca sempre que necessário.

Com o uso e o atrito constante com o asfalto, e até mesmo com estradas de terra, os sulcos da banda de rodagem dos pneus perdem a concavidade. Assim, eles ficam mais lisos, aumentando de forma considerável o risco de acidentes.

Por isso, é fundamental entender como o pneu careca impacta na sua segurança. Além de ser influência na causa de acidentes, que colocam em risco a sua e a vida de terceiros.

Riscos de acidentes

Do mesmo modo, antes de listarmos os perigos de dirigir com pneu careca, é essencial saber qual a importância desse item para o automóvel.

Em suma, os pneus são encarregados por ajudar no contato do veículo com o solo, possibilitando estabilidade na direção.

Desse modo, é essencial que eles estejam em perfeitas condições, assegurando toda segurança e estabilidade que o condutor necessita para dirigir. Inclusive, é fundamental salientar que dirigir com pneus em condições favoráveis de uso proporciona um desempenho melhor para o seu veículo.

Tempo maior de frenagem

O tempo de resposta na frenagem é muito maior quando você dirige com o pneu careca. Sem estabilidade e contato com o chão, a capacidade de desaceleração é bem menor, principalmente em pistas onde o atrito com o solo é afetado.

Assim, a distância obrigatória para que o automóvel possa eficientemente parar é maior, dificultando o funcionamento de outros componentes, como freios e embreagem. Dessa forma, isso também causa instabilidade na direção, o que implica na dirigibilidade do veículo.

Perda de tração

Outro ponto importante que chama a atenção, é a perda de tração do pneu. Especialmente em solos molhados e escorregadios. Conduzir na chuva pode significar grandes riscos para os motoristas e passageiros.

Ainda que um pneu em boas condições é capaz de aderir melhor ao solo molhado, um pneu careca não é capaz de aderir à estrada devidamente em piso molhado. Assim, é muito provável que ocorra dificuldade em parar, fazendo com que aconteça a aquaplanagem ou até mesmo perder totalmente o controle da direção.

Derrapagens

Da mesma forma que fica mais difícil frear o carro com pneus carecas, fica muito complexo também arrancar sem derrapar. As cavidades dos pneus são essenciais para o bom desempenho dos veículos. Elas têm o papel de criar a tração certa entre o solo e os pneus.

Se porventura os pneus estão carecas, o risco de derrapagem ou até capotamento é muito maior em uma simples curva ou freada mais brusca. Além disso, em estradas de terra há a chance de ficar preso em um atoleiro. Outra situação em que pode ocorrer a derrapagem é em cidades com muitos morros e ladeiras.

Aquaplanagem

O fenômeno da aquaplanagem acontece quando uma fina camada de água se forma entre os pneus e o solo. Sem a presença dos sulcos, que são feitos na borracha com a função de drenar a água, o veículo perde o contato com o solo e passa a escorregar de maneira descontrolada.

A aquaplanagem é extremamente perigosa, porque é comum acontecer em altas velocidades, em geral, acima dos 70km/h. Assim, aumenta consideravelmente o risco de acidentes graves.

Dessa forma, é aconselhado a jamais tentar frear ou virar o volante e, sim, desacelerar a manter o veículo em linha reta. Logo você consegue recuperar o controle sem muitas dificuldades quando a aquaplanagem acabar.

Atolamento

Além da maior tendência a acidentes, conduzir com pneus carecas em terrenos irregulares, como solos com barro ou areia, eleva o risco de atolamento. Ou seja, aumenta as chances do seu veículo ficar preso nesses locais. Isso acontece porque os pneus carecas não possuem os sulcos funcionando corretamente.

Alinhamento do veículo

Nesse sentido, os pneus carecas interferem no alinhamento e balanceamento do veículo. Dessa forma, impactam diretamente na estabilidade do carro, obrigando o condutor a usar mais força na hora de realizar uma curva ou outro movimento mais intenso. Assim, a segurança do condutor fica comprometida.

Estouro de pneus

Além de apresentarem diversos perigos em superfícies molhadas, os pneus carecas podem provocar acidentes também em superfícies secas. Isso porque os pneus gastos têm mais propensão de estar com a pressão baixa. Como consequência disso, por ter a pressão insuficiente, pode ocasionar um estouro do pneu.

Ademais, pneus sem banda de rodagem correta podem ser mais prováveis a perfurações de objetos no solo, o que pode resultar um furo do pneu. Assim, com o pneu estourado ou furado, o condutor pode perder o controle do veículo e causar um acidente grave, como um capotamento ou colisão frontal.

Aumenta o consumo de combustíveis

Muitos condutores não sabem, mas pneus carecas perdem ar muito mais rápido do que um pneu em condições normais. Além de afetar a aderência às estradas, o pneu gasto leva o carro a um exagerado consumo de combustível.

Nesse sentido, além de ser arriscado para o condutor, o pneu careca causa um prejuízo financeiro. Assim, se você somar o valor da multa de trânsito com o aumento do consumo do carro, trocar os pneus é um gasto que vai sair mais barato para quem é responsável e prudente.

Multas e infrações de trânsito

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), em seu artigo 230, bem como na Resolução nº 558 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), conduzir com pneu careca é uma infração grave e contabiliza 5 pontos na CNH. Além disso, a multa pelo descumprimento da legislação é no valor de R$195,23 para qualquer veículo que esteja em falta com a manutenção correta.

Em síntese, caso você seja parado em uma fiscalização, o estado de conservação do seu pneu pode ser prontamente visto pelas autoridades. Se o cenário for muito ruim, o policial pode até apreender o veículo.

Como identificar um pneu careca?

Pode parecer óbvio identificar um pneu careca, mas a verdade é que muitos motoristas ainda têm dúvidas a respeito desse desgaste. Dessa forma, por exemplo, alguns acreditam que os fiapos de borracha seriam os “cabelos” do pneu. Logo, quando inexistente, o pneu estaria careca.

Contudo, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece as características padrão dos pneus na Resolução 540/2015. Assim, fica definido que a banda de rodagem deve conter sulcos com profundidade de 1,6 mm ou superior. Portanto, abaixo disso o risco de acidentes e contratempos se torna muito maior.

Uma dica simples de conferir se os pneus estão com os sulcos menores do que os estipulados pelo CONTRAN é usar uma moeda de R$1,00 para comparar. Acontece que o aro dourado equivale exatamente à medida especificada para a profundidade.

A medida é conhecida como TWI (Indicador de Desgaste de banda ou, em inglês, Tread Wear Indicator). Esse parâmetro é sinalizado por um triângulo na lateral do pneu e caso seja atingido, indica o fim de sua vida útil.

Assim, é essencial destacar que os pneus têm data de validade de 5 anos. Ou seja, mesmo que o seu pneu não indique desgaste, quando vencidos ficam mais suscetíveis a furos e a fissuras. A data de fabricação é gravada ao lado direito da sigla DOT, na lateral do pneu. Além disso, outros pontos de atenção provocados pelos pneus são dificuldade para frear, volante irregular e desalinhamento. Definitivamente, esse é o momento de trocar os pneus!

Dicas para conservar os pneus

Agora que você já conhece todos os riscos e as consequências de conduzir com pneus carecas, vamos mostrar quais cuidados devem ser adotados para estender sua durabilidade.

Calibre os pneus de maneira regular

A orientação é de que todos os pneus sejam calibrados a cada 15 dias, ou antes de fazer viagens longas. A pressão adequada é diferente para cada veículo e pode ser encontrada no manual do fabricante.

Desse modo, a calibragem periódica do pneu dará estabilidade e segurança ao veículo, aumentando, assim, sua vida útil.

Realize o rodízio dos pneus

Em razão do uso constante do carro, os pneus dianteiros e traseiros aguentam cargas diferentes. Ou seja, desgastam de forma divergente. Assim, o rodízio tem a utilidade de balancear a deterioração desigual dos pneus.

O recomendado é fazer esse revezamento a cada 10 mil quilômetros rodados. Porém, é essencial verificar o intervalo correto no manual do veículo, porque pode mudar entre os modelos. Outro ponto considerável é que esse processo beneficia a estabilidade e a aderência do veículo em solos molhados.

Faça o alinhamento e balanceamento das rodas

O alinhamento e balanceamento devem ser feitos posteriormente a troca ou rodízio dos pneus. Além disso, toda vez que você notar que o carro está “puxando” para algum dos lados, ou quando perceber vibrações no volante, é preciso realizar o procedimento. Adotar essas medidas é fundamental para reduzir o desgaste desigual dos pneus.

Evite a sobrecarga

A grande quantidade de peso pode danificar a estrutura interna dos pneus e antecipar seu desgaste. Ou seja, exagerar no peso indicado intensifica o conjunto, o desempenho e a suspensão do veículo. Assim, se precisar viajar levando muita coisa, é aconselhável pesar as bagagens para saber se está dentro do limite estipulado no manual do automóvel.

Não faça freadas abruptas

Frear o carro bruscamente causa um atrito muito grande entre o pneu e o solo. Inclusive, uma freada leve colabora para o desgaste natural do pneu. Consequentemente, quanto mais abrupta for a freada, maior será o estrago. Assim, evite usar o frio com força, deixe apenas para situações de emergência.

Antecipe-se e não assuma esse risco!

Agora que você já conhece todos os riscos que o pneu careca traz, não espere o seu conjunto ficarem desgastados oferecendo perigo. Esses cuidados não devem ser negligenciados ou você poderá não ter a chance de corrigir.

Adote o hábito de levar o seu veículo a uma loja de pneus de confiança a cada 5 ou 10 mil quilômetros rodados para fazer rodízio, alinhamento e balanceamento. Fique sempre alerta aos sinais de desgaste e realize a troca dos pneus, inclusive do estepe, sempre que necessário!

Contribua para o aumento da segurança no trânsito! Gostou das dicas? Compartilhe sua experiência com a BP Seguradora nos comentários e continue acompanhando nosso blog.

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